sábado, 18 de agosto de 2012

A Importância dos "Quadrinhos" como um recurso Didático-Pedagógico.

Sem dúvida, hoje em dia, a utilização das histórias em quadrinhos enquanto meio de comunicação e artístico, mas também como instrumento didático na sala de aula, cresceu bastante nas instituições escolares e de ensino superior, mas é preciso focarmos nossos olhares para as especificidades desta forma de Arte, no que tange aos elementos de sua estrutura gráfica que a caracterizam como "histórias em quadrinhos", que possam contribuir de maneira eficaz como recurso pedagógico na sala de aula, ou seja, é importante que o professor a utilize de maneia produtiva e correta, se quiser obter resultados favoráveis no ensino e na aprendizagem com os seus alunos, da mesma forma a qual procuramos obter durante a realização das oficinas de quadrinhos.

Embora o seu uso na escola se mostre presente e crescente nos dias de hoje, é importante mencionarmos que o docente deve tomar cuidado com a sua aplicação como recurso pedagógico e, que não existem regras para a sua utilização no âmbito educativo, mas é preciso ter um pouco de conhecimento e criatividade por parte do professor para uma melhor aplicação deste instrumento educativo na sala de aula, sem falar que a seleção do material é de inteira responsabilidade sua. O docente deve ter um planejamento, conhecimento e desenvolvimento de seu trabalho nas atividades que utilizarem as histórias em quadrinhos, independente da disciplina ministrada e, buscar estabelecer objetivos que sejam adequados às necessidades e as características do corpo discente da sala de aula, visto que isto é fundamental para a capacidade de compreensão dos alunos e de conhecimento do conteúdo aplicado.
Em vista disto, por meio de Saviani (1997, p. 131), percebemos o papel do professor enquanto "produtor de conhecimento" na sala de aula:

[...] tendo em vista o papel que lhe cabe desempenhar no processo de produção do conhecimento nos alunos, necessita não apenas dominar esses conhecimentos específicos, mas também os processos, as formas através das quais os conhecimentos específicos se produzem no âmbito do trabalho pedagógico que se desenvolve no interior da escola.


A matéria completa:

AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA EDUCAÇÃO:
POSSIBILIDADES DE UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

Gustavo Cunha de Araújo (UFU)
Maurício Alves da Costa (UFU)
Evânio Bezerra da Costa (UFU)

Fonte: http://www.mel.ileel.ufu.br/pet/amargem/amargem2/estudos/MARGEM1-E31.pdf

Nota: Em outra postagem colocarei algumas historinhas completas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário