Sem dúvida, hoje em dia, a utilização das histórias em quadrinhos enquanto meio de comunicação e artístico, mas também como instrumento didático na sala de aula, cresceu bastante nas instituições escolares e de ensino superior, mas é preciso focarmos nossos olhares para as especificidades desta forma de Arte, no que tange aos elementos de sua estrutura gráfica que a caracterizam como "histórias em quadrinhos", que possam contribuir de maneira eficaz como recurso pedagógico na sala de aula, ou seja, é importante que o professor a utilize de maneia produtiva e correta, se quiser obter resultados favoráveis no ensino e na aprendizagem com os seus alunos, da mesma forma a qual procuramos obter durante a realização das oficinas de quadrinhos.
Embora o seu uso na escola se mostre presente e crescente nos dias de hoje, é importante mencionarmos que o docente deve tomar cuidado com a sua aplicação como recurso pedagógico e, que não existem regras para a sua utilização no âmbito educativo, mas é preciso ter um pouco de conhecimento e criatividade por parte do professor para uma melhor aplicação deste instrumento educativo na sala de aula, sem falar que a seleção do material é de inteira responsabilidade sua. O docente deve ter um planejamento, conhecimento e desenvolvimento de seu trabalho nas atividades que utilizarem as histórias em quadrinhos, independente da disciplina ministrada e, buscar estabelecer objetivos que sejam adequados às necessidades e as características do corpo discente da sala de aula, visto que isto é fundamental para a capacidade de compreensão dos alunos e de conhecimento do conteúdo aplicado.
Em vista disto, por meio de Saviani (1997, p. 131), percebemos o papel do professor enquanto "produtor de conhecimento" na sala de aula:
A matéria completa:
POSSIBILIDADES DE UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Gustavo Cunha de Araújo (UFU)
Maurício Alves da Costa (UFU)
Evânio Bezerra da Costa (UFU)
Fonte: http://www.mel.ileel.ufu.br/pet/amargem/amargem2/estudos/MARGEM1-E31.pdf
Nota: Em outra postagem colocarei algumas historinhas completas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário